Gente está aula é ótima para centros pequenos onde as dinâmicas não podem ser barulhentas, sem contar que as crianças super relaxam!!!
CUIDADOS
PARA A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE CORPORAL E ESPIRITUAL
OBJET
IVO: Identificar cuidados para preservação da saúde mental, espiritual e física.
1-
PRECE INICIAL
2- ATIVIDADE DINÂMICA:
fazer movimentos de alongamento e respiração com o corpo.
3- ATIVIDADE INTRODUT ÓRIA
3.1-
Perguntar às crianças se já observaram a quantidade de movimentos que o nosso
corpo pode fazer.
3.2-
Para estimular a atividade, cantar a música se você está feliz fazendo os
gestos.
3.3-
Apresentar figuras fáceis de Yoga e perguntar:
– Vocês são capazes de ficar nessa
mesma posição? Tentar fazer uma criança por figura. Se estas não conseguirem, chamar
outras, estimulando depois as primeiras a tentarem novamente.
4- AT IVIDADE REFLEXIVA
4.1-
Com todos sentados na rodinha, conduzir a seguinte reflexão:
– Para fazer esses movimentos, as pessoas
tiveram de pensar primeiro?
– É importante pensar bem antes de
fazer qualquer coisa? Por quê?
– Que acontecerá se eu pular de um
muro alto?
– Este é um bom pensamento? Por
quê?
– E se eu correr para ajudar a levantar
um amigo que caiu, eu tive um bom pensamento?
– Vou ficar feliz ajudando meu
amigo?
4.2-
Explicar que:
Os bons
pensamentos nos fazem mais felizes;
Quando fazemos alguma coisa
obedecendo a um mau pensamento, depois nos sentimos infelizes, aborrecidos.
A “voz da consciência” nos “fala”
quando estamos errados e quando estamos certos. O “eu- luz” brilha muito quando
temos bons pensamentos. Isso é higiene mental.
5.
HIGIENE COMO FORMA DE SAÚDE
5.1 - A
infância é uma fase na vida muito importante, porque o espírito, nós, estamos
em uma fase preparatória para a vida, recebendo a educação e o encaminhamento dos
pais. Com uma preparação adequada teremos melhores condições para lidar com as
situações programadas por Deus para nós (com o nosso consentimento).
Essa preparação
requer muitos cuidados entre eles o Zelo com o corpo, como no caso de hoje a
Higiene. É bom lembrar que existem dois tipos de higiene quem sabe?
Higiene com o
corpo físico. Higiene com a mente e o espírito.
O carroceiro tem
um cavalinho que serve para o seu trabalho de todos os dias, nele coloca o peso
que precisa carregar, com ele ganha seu sustento, é ele que o leva para onde precisa ir. O cavalo é para o
carroceiro o corpo é para nós. Assim como o carroceiro cuida bem do seu cavalo,
precisamos cuidar bem do corpo, alimentando bem, cuidando para ele não se
machucar, limpa-lo, se não ele não terá condições de servir- nos com precisamos.
Quais são os
cuidados de higiene que devemos ter com o corpo?
5.2 - Realizar o jogo: Eu pensei
em...
Dar um reco- reco (ou outro
instrumento) a uma criança. Explicar que elas deverão tocar o instrumento
somente se for falado uma frase boa para o corpo e espírito. Se for um mau
pensamento não tocará, passando o instrumento para o colega ao lado.
Exemplos:
Ø Agradecer
um presente
Ø Chutar
o gatinho
Ø Pedir
licença
Ø Dizer
uma mentira
Ø Tirar
o lápis do colega
Ø Ajudar
o colega
Ø Não
tomar banho
Ø Prestar
atenção a quem fala
Ø Obedecer
a mamãe
Ø Deixar
os brinquedos desarrumados
Ø Ser
gentil com as pessoas
6-
HARMONIZAÇÃO FINAL/ PRECE
6.1-
Pedir que todos deitem no chão, procurando relaxar e respirar tranqüilamente.
6.2- Visualizar
nuvens que caminham pelo céu, levando embora os maus pensamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário